Atividades Extras


VESTIBULARES SIMULADOS
Com um calendário que cobre todo o ano letivo, os vestibulares simulados reproduzem as exigências dos grandes exames: a organização rígida e minuciosa, a identificação rigorosa, a inflexibilidade dos horários, a postura em sala e questões com o mesmo nível de dificuldade.
Os principais objetivos são familiarizar os alunos com os vestibulares, ensiná-los a administrar bem o tempo disponível e habituá-los a definir uma estratégia para a resolução das questões.
A resolução comentada da prova permite detectar erros, a tempo, e sanar as dificuldades. A classificação, incluindo a colocação e a pontuação, permite comparar-se em relação ao desempenho dos demais colegas/ candidatos.

PLANTÕES DE DÚVIDAS
Os plantões de dúvidas são horários, no período da tarde, que um professor da disciplina se disponibiliza para sanar todas as dificuldades dos alunos.
Esses plantões acontecem diariamente, a partir da 1ª semana de aulas e se estendem pelo ano todo.
Há também, na escola, uma sala de estudos que, juntamente com os plantões de dúvidas, permite que o aluno tenha sempre próximo de si um plantonista qualificado para solucionar qualquer dúvida sobre a matéria, ou sobre a resolução dos exercícios contidos nos cadernos de atividades e nos livros da Coleção Objetivo.

AULAS DE ATUALIDADE
Essas aulas acrescentam características especiais ao processo de aprendizagem. Utilizando-se de recursos audiovisuais, os professores debatem os assuntos mais importantes da atualidade, relacionando o cotidiano dos estudantes com as disciplinas do currículo escolar.
A forma dinâmica de apresentação do material, bem como a atualidade e a interatividade do processo, são elementos que contribuem definitivamente para o aumento do nível de retenção e fixação dos conhecimentos por parte dos alunos.
Há estimulação do raciocínio crítico, pois se permite o debate dos temas, aumentando o interesse pelos assuntos abordados.
Autoridades da cidade e profissionais diretamente ligados ao tema em debate são convidados a participarem dessas aulas, para enriquecê-las ainda mais com suas experiências.

SISTEMA DE INFORMAÇÃO POR COMPUTADOR – TAREFANET
Quando o seu filho, que passa horas e horas navegando pela internet, disser que está fazendo deveres de casa, acredite. Provavelmente ele está utilizando o serviço Tarefanet Objetivo.
Trata-se de um projeto desenvolvido pela Universidade Paulista (Unip) que permite ao aluno resolver exercícios do caderno de tarefas (TC) de forma interativa. Além dos exercícios resolvidos com o professor em classe, o “internauta” tem, em casa, acesso às resoluções, apresentadas passo a passo, e associadas à teoria por meio de textos. Fazendo uso de mais esse recurso para auxiliar no aprimoramento do aprendizado, o aluno pode navegar de acordo com seu interesse e ritmo próprio.

PROGRAMAÇÃO AVANÇADA
Os cursos avançados consistem em aulas especiais, destinadas a aprofundar assuntos específicos exigidos nos exames vestibulares. Os aprofundamentos em Física, Química, Matemática e Interpretação de textos constituem recursos que o Colégio Objetivo coloca à disposição dos candidatos às carreiras mais concorridas, para que tenham um melhor preparo e segurança no momento de enfrentar os grandes vestibulares.

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

O Objetivo Jundiaí implanta, desde o início do ano letivo, um trabalho no setor de Orientação Educacional. Profissionais da área de psicologia, em conjunto com a direção e a coordenação, prestam serviços à escola no sentido de ampliar e aperfeiçoar o atendimento a pais, alunos e professores, visando à melhoria da qualidade e da eficácia do processo de ensino-aprendizagem. No serviço de orientação aos pais, o trabalho tem como objetivo inicial a sensibilização dos mesmos quanto às dificuldades e necessidades de seus filhos face ao desenvolvimento e desempenho escolar. Quanto à orientação aos alunos, a preocupação imediata tem sido levar os discentes à descoberta do prazer em aprender, através de suas próprias experiências, percebendo que o processo educacional não depende apenas de um sistema de ensino, mas, principalmente, do interesse e da vontade de cada um.
A orientação a professores desenvolve-se a partir de um trabalho preventivo de conscientização sobre a importância de se conhecer o aluno de maneira globalizada, compreendendo sua participação no todo, o que tem permitido uma análise mais completa dos comportamentos e anseios, facilitando a escolha de caminhos que melhor conduzam o processo educativo.
Um dos aspectos que diferencia o Ensino Médio do Objetivo Jundiaí é a compreensão do momento específico vivido pelo adolescente, que não pode ser dissociado de outros aspectos de sua formação.
O serviço de orientação educacional visa possibilitar ao aluno completa integração com a escola. Sua função principal é orientar o desenvolvimento individual tanto do ponto de vista acadêmico como do social. Assim que o aluno ingressa no Objetivo os profissionais do setor de Psicologia procuram propiciar-lhe condições ótimas de adaptação ao ambiente, favorecendo o rendimento nos estudos.

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
O setor de Psicologia Educacional do Objetivo Jundiaí dispõe de um serviço de orientação vocacional. Encontros mensais são oferecidos aos nossos alunos, com debates em relação à escolha profissional. Grupos formados por alunos do ensino médio trabalham o autoconhecimento, a descoberta das profissões e a escolha da carreira. Testes e entrevistas vocacionais também podem ocorrer, além de visitas às universidades, feiras de profissões e um ciclo de palestras organizado na própria escola.
Descobrir a vocação profissional não é uma tarefa fácil. Há tantas opções que ficar confuso faz parte do processo. Assim, um grande aliado, nesse momento, é o trabalho de um especialista em orientação vocacional.

TOPA – TRABALHO DE ORIENTAÇÃO PARA ADOLESCENTES
O Topa é um projeto de nossa escola, oferecido aos alunos do ensino médio, que tem como objetivo levar o jovem a se conhecer melhor, a refletir sobre as mudanças que estão ocorrendo consigo e a estabelecer seu papel na sociedade. Os encontros, que acontecem mensalmente, são dinâmicos, com temas do interesse e necessidade do aluno, permitindo assim, que ele possa trocar informações, ideias, opiniões e reavaliar seus valores, conceitos, comportamentos.

PROJETO DE SOLIDARIEDADE
Alunos, pais, professores e funcionários unem-se para desenvolver projetos solidários, como as campanhas do agasalho e de alimentos, numa tentativa de transformar o aluno em um cidadão consciente da realidade do país, capaz de agir no contexto da sociedade em que vive.

PROJETO VOLUNTARIADO
Além de ser uma proposta pedagógica, é também um projeto social, pois a ideia do voluntariado traz a esperança de um futuro melhor, com cidadãos mais críticos e atuantes.
Grupos de alunos se reúnem semanalmente e desenvolvem projetos educacionais em algumas creches de Jundiaí, sob a supervisão da orientadora do setor de psicologia.
É uma escola real e educadora de jovens, certamente mais conscientes.

PASSEIOS PEDAGÓGICOS E DE LAZER
Com frequência, promovemos idas ao cinema, ao teatro e a gravações de programas de televisão. Essas excursões proporcionam aos alunos não só momentos de lazer, mas ampliam sua cultura geral e intensificam a integração entre alunos e escola.

FESTAS DE FORMATURA
O Objetivo realiza todos os anos a festa de formatura para alunos do 3º ano do ensino médio. São belas festas que contam com a participação de pais, professores e funcionários, em merecida homenagem aos vitoriosos formandos.
É escolha do (a) aluno (a) participar dessa festa, que irá abrilhantar e finalizar uma etapa na vida dos alunos.

MOSTRA DE TALENTOS
Importante evento cultural, no qual nossos alunos, professores e funcionários podem demonstrar suas habilidades artísticas para um público sempre muito participativo.

ATIVIDADES ESPORTIVAS
Além do aspecto formal do ensino, o Objetivo Jundiaí dá especial atenção e estímulo às práticas de atividades culturais e esportivas.   Através delas procuramos fortalecer nos alunos as noções básicas de convivência social e estimular o desenvolvimento de sentimentos e conceitos, tais como: solidariedade, ética, responsabilidade e espírito esportivo.
Com um acompanhamento profissional qualificado, o Objetivo Jundiaí dispõe de um departamento de Educação Física e Esportes com profissionais do mais alto nível, capazes de acompanhar o aluno desde a iniciação esportiva, bem como ministrar treinamentos específicos que visam à formação de equipes representativas do colégio.
Toda a prática esportiva é feita em quadra poliesportiva coberta.